September 28, 2010

Entrevista exclusiva: Dante Santiago

Depois da entrevista com o baterista Keith Harris, o blog tSWAGG apresenta essa super entrevista com Dante Santiago, o quinto membro do Black Eyed Peas. E a partir de agora você vai entender por que ele é chamado assim!

DANTE SANTIAGO

E aí Dante, em primeiro lugar gostaria de agradecer a oportunidade, tenho certeza que os peabodies estão empolgados para saber o que você tem a dizer!
Bom, eu que agradeço! Eu só posso dizer que os peabodies são os melhores fãs do mundo!

Ok, vamos começar pelo começo. Diz pra gente onde você nasceu e como foi crescer lá.
Los Angeles, CA. Foi um dos melhores tempos da minha vida.

Você se lembra do tipo de música que escutava naquela época?
Soul music, hip-hop e outras músicas dos anos 80.

E como é que você conheceu o will.i.am?
No Balistyx (boate de LA) depois que ele venceu uma de tantas batalhas.

É verdade que o will.i.am venceu uma batalha de rap contra o Twista? Você sabe como foi?
Com certeza, e sim, eu estava no palco observando Will pegar o ritmo do Twista e virar pra cima dele.

Como é que o Atban Klann surgiu?
Eazy-E do NWA chegou pro Will e queria assinar com ele solo, mas WIll disse "Não, eu preciso do meu grupo".

WILL.I.AM E APL.DE.AP NA ÉPOCA DO ATBAN KLANN

Qual é a sua música favorita do Atban Klann?
Open Your Mind, World's Gone Mad, Mountain Top, Rain On Me etc. São muitos pra ter um favorito.

Tem alguma história engraçada sobre o começo do grupo que você se lembra?
Eu sei é que meu estilo de vestir mudou!

Como é que foi o contato com a Ruthless Records?
Eazy-E pediu para que eu assinasse solo, mas antes que isso acontecesse, ele se foi!

EAZY-E, GANGSTA RAPPER QUE APADRINHOU O ATBAN KLANN

Eu lembro que tinha também um membro chamado Mookie Mook. O que ele fez depois do Atban Klann?
Ele estava num grupo chamado Burning Star, e recentemente está no time que escreve as letras para o The Beginning.

E o Dj Motiv8?
Ele se tornou o Dj do BEP e agora se tornou um Dj mundial!

Depois que o Eazy-E morreu, quanto tempo levou até que vocês começasse o BEP? E como foi?
Depois de alguns meses, Will, Apl e eu formamos o Black Eyed Peas, e começamos a gravar no estúdio da casa de nossos amigos, Brian Austin Green (90210) e Benyad (Blood of Abraham). Foi uma super experiência!

Como o Taboo entrou para o grupo?
Ele estava em um grupo chamado Pablo, e pouco tempo depois começou a fazer parte do BEP em 95.

Eu soube que você dançava para a cantora Aaliyah, como é que você conheceu ela?
Conheci através do empresário original do BEP, Yan Styles, e pelo R. Kelly.
Uma vez você disse que um dos maiores momentos da sua carreira foi quando você encontrou o Tupac no estúdio. Poderia detalhar pra gente como é que isso aconteceu?
Pac saiu da sessão de gravação pra dar uma descansada, e viu que  minha namorada da época estava me distraindo. Então depois que ela saiu, ele veio e me disse que quando se grava ou se apresenta no palco, é preciso ter um certo estilo. Eu ainda uso esse conselho até hoje, como vocês vão ver nos shows da América do Sul que estão por vir. Muitas pessoas foram influenciadas por ele, bem, eu fui em primeira mão.

O álbum Behind The Front menciona a rivalidade Costa Leste x Costa Oeste em várias músicas. O que você tem a dizer sobre essa época insana?
Foi um tempo muito interessante, mas nós nunca fomos pegos nessa coisa sem sentido.

Conta pra gente sobre quando a Fergie entrou no BEP. Foi você mesmo que apresentou ela pro pessoal?
Foi uma luta pra ela no início se acostumar em ser a única garota na estrada o tempo todo. Quando ela controlou isso, tem arrebentado desde então. Eu sou amigo da Ferg desde 91 então quando Will me perguntou se eu conhecia uma garota pra cantar com eles, eu disse a ele "Stacy Ferguson, mais conhecida como Fergie". Então eu disse, Ferg eu sei que você está fazendo seu trabalho solo, mas essa é uma chance de você gravar com o BEP e ver o que acontece.
Qual é o seu álbum favorito do BEP?
Todos.

Qual artista você gostaria de fazer uma música junto?
Eu tenho a sorte de gravar e estar no palco com um dos melhores de sempre. Então são muitos pra poder mencionar.

Quem você acha o rapper mais quente no jogo agora? Não vale os membros do BEP!
Jay-Z, Lil Wayne, Drake, estes estão dominando as coisas no momento.

E qual é o seu álbum de rap favorito?
Não posso escolher só um, Wu Tang (Enter The 36 Chambers), Dr Dre (The Chronic), Eric B & Rakin (Paid in Full), Public Enemy (Its Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back), Run DMC (Raisin Hell), e assim vai.

Qual foi o último álbum que você comprou?
Notorious BIG - Ready to Die Repackage

Livro favorito?
Não tenho um.

Filme favorito?
Muitos, mas no momento The Town & Wall Street!

O que os fãs sul-americanos podem esperar da The End tour?
Eles vão explodir! Papo sério!

Como é ser o quinto membro do BEP?
Tem altos e baixos, mas no geral é uma ótima experiência.

DANTE SANTIAGO NO PALCO COM O BEP

Tem algum outro projeto que você esteja trabalhando?
Sim! Meu álbum solo e algumas outras coisas estou colocando junto, então fiquem ligados.

Como está indo a produção do The Beginning?
Incrível, é tudo que tem para ser dito!

Eu sei que o BEP consegue mudar a cena musical cada vez que lança um álbum, mas se você pudesse comparar The Beginning com um dos álbuns anteriores, qual seria?
Não tem comparação, cada um deles fica na sua, 6 ótimos álbuns!

Dante, quero agradecer você por nos contar um pouco mais da história do BEP, e pra fechar essa entrevista, você poderia dizer algo pros fãs brasileiros?
Mal posso esperar pra ver vocês, eu amo a América do Sul!

Agora, o blog tSWAGG também recebe a visita de outros países, tem algum recado seu para os fãs do resto do mundo?
Tô sem palavras pra essa, mas gostaria de dizer isso, eu amo como os fãs de todo o mundo apóiam a gente e nossa música desde o primeiro álbum.

Então muito obrigado sr. Quinto Pea!
De nada, Peas & Love!


1 comment:

Unknown said...

Usaram sua entrevista sem dar os devidos créditos ao seu blog.. veja
http://bepfanclub.com.ar/news/entrevista_a_dante_santiago_el_5to_pea/2010-09-29-2292